Tuesday 2 July 2013

Doha, the jewel of the desert

A cidade Doha, no Qatar, é conhecida como a jóia do deserto e é realmente linda, faz jus ao nome. Chegar lá não é fácil. Foram quinze horas de vôo até Abhu Dhabi, para finalmente chegar a Doha.
 Sobrevoar o deserto é uma experiência que impressiona. Será que a Amazonia um dia vai ficar assim?
No aeroporto de Abhu Dhabi nossa delegação se organiza para a primeira foto coletiva, dentre os participantes, dois alunos de Brasília apresentaram no dia de hoje seu trabalho sobre inclusão.
 A primeira experiência com o idioma é essa aí embaixo. Se você não falar árabe, nem inglês vai ter problemas por aqui.
 O local da conferência, onde passamos o dia todo, assistimos os trabalhos da iEARN que desenvolve mais de cem projetos além do Adobe Youth Voices que conhecemos em nossa escola e aprendemos muito com esses trabalhos. Hoje também pude compartilhar a experiência de três anos do projeto AYV em nossa escola, em breve farei uma postagem especial sobre essa vivência.
 O brinde com água, o bem mais precioso por aqui, juntamente com o petróleo.
 A tatuagem com henna, uma tradição da cultura árabe. Elas criam desenhos lindos sem a ajuda de qualquer molde, fruto da imaginação e muita experiência. O traço fica perfeito.

 Todo mundo de canarinho... menos a teacher Rose Gimenes que é uma brasileira atípica e está pouco ligando para o futebol. Podem ter certeza que o futebol é outro idioma que faz sucesso por aqui.

 O local das conferências. Além do teatro, muitas salas totalmente equipadas foram colocadas a disposição do evento, que foi totalmente patrocinado pelo governo do Qatar.
 Quem já visitou o MAM,no Ibirapuera,  deve ter visto uma escultura parecida com essa.

 Quando há um real controle sobre o dinheiro em uma cidade, dá para perceber a diferença no tratamento dos espaços públicos. Até embaixo dos viadutos há ambientação com arte.
 Nas construções predominam as cores do deserto e não há arranha-céus nessa parte da cidade. As construções são baixas e dizem os entendidos que o formato e a posição das janelas ajudam a amenizar os efeitos de uma tempestade de areia quando estas acontecem.
 Abaixo um grupo de meninas da Indonésia que apresentará um trabalho a respeito de moda. Veja flashes das apresentações e a galeria oficial de fotos em www.iearn2013.org 
O álbum completo dessa aventura pode ser visto emhttps://www.dropbox.com/sh/wzcnvryrn103u02/n6xX5i7hEB

No comments:

Post a Comment